Matemática


Dados sobre o lixo produzido no Brasil
No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Sendo que a cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19 mil toneladas por dia.
Composição do lixo brasileiro:

- lixo orgânico (52%)
- papel e papelão (26%)
- plástico (3%)
- metais como, por exemplo, ferro, alumínio, aço, etc. (2%)
- vidro (2%)
- outros (15%)
Destino do lixo brasileiro:

- aterros sanitários (53%)
- aterros controlados (23%)
- lixões (20%)
- compostagem e reciclagem (2%)
- outros destinos (2%)
Alguns dados importantes sobre a reciclagem do lixo brasileiro:

- O Brasil recicla cerca de 97% das latinhas de alumínio que são descartadas;
- Apenas 55% das garrafas PET são recicladas. 




Destaque mundial na Reciclagem
Pesquisa IBGE confirma liderança da lata de alumínio em reciclagem no Brasil!
A liderança absoluta das latinhas de alumínio ficou comprovada agora pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - que divulgou em novembro os resultados de uma importante pesquisa sobre a atividade de reciclagem no país. Segundo o IBGE, o índice de reutilização de materiais recicláveis tem exibido índices crescentes, ano a ano, para todos os produtos avaliados pela entidade, mas a lata de alumínio continua sendo o grande destaque: em 2003, voltaram à cadeia produtiva 89% das latas colocadas no mercado. Esta privilegiada colocação deve-se ao seu reaproveitamento, economicamente mais lucrativo do que o dos outros materiais (confira tabela abaixo).
A pesquisa revelou também uma enorme distância entre os índices da reciclagem e da coleta seletiva de lixo. Enquanto a quase totalidade das latas de alumínio é reprocessada, apenas 1,9% do lixo é coletado de maneira adequada. Segundo Judicael Clevelário Júnior, coordenador da pesquisa, neste item o Brasil está longe do padrão observado no Japão e na Europa, onde há separação do lixo e coleta seletiva, práticas que sustentam a reciclagem. No Brasil, apenas 451 municípios recolhem lixo apropriadamente, o que representa apenas 8,2% do total de municípios. Na parcela de residências, o percentual não chega a dois dígitos: são apenas 6% das casas brasileiras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário